terça-feira, 10 de agosto de 2010

Jaú aprova clínica veterinária pública

Boa notícia!!!!!!!!!!!! A população de Jaú (47 quilômetros de Bauru) vai ganhar uma clínica veterinária municipal. O projeto de autoria do vereador Tito Coló Neto (PSDB) foi aprovado por unanimidade pelo legislativo. Falta o aval do executivo para ser implantado. A previsão é de que até setembro os cães e gatos sejam atendidos por dois veterinários concursados pela prefeitura.
A clínica é um anseio da população que não economizou esforços para pressionar o legislativo para aprovar o projeto. A criação beneficia diretamente os moradores de baixa renda que possuem animais de pequenos porte, cães e gatos e não conseguem manter os gastos com o tratamento dos animais. Indiretamente, atende toda a população que ficará livre de animais doentes que muitas vezes servem de hospedeiros de doenças transmitidas ao homem.
Para que o animal seja atendido gratuitamente na clínica, o dono dele terá que comprovar renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, estar regularmente cadastrado, fazer o cadastro do animal e comprovar a residência no município. Na clínica, os animais de pequeno porte poderão ser castrados, vacinados e ainda serem submetidos a partos e atendimento clínicos.

No projeto constam ainda autorização para fazer convênios entre o município, organizações não governamentais e instituições de ensino de medicina veterinária. Campanhas de saúde animal assim como a posse responsável deverão ser motivos de campanhas a serem desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O autor do projeto enfatiza que a clínica municipal vai atender com dignidade os animais de famílias menos abastadas. “O custo das clínicas particulares inviabiliza o tratamento de muitos animais de estimação. Muitas deixam de tratar o cão ou gato em função do custo. Eu tive a ideia depois que conheci o hospital veterinário modelo de Guarulhos.”

Com a ideia na cabeça e um pouquinho de sorte, o vereador conseguiu ter êxito na empreitada. “Eu ganhei uma clínica completa de um veterinário de Jaú que deixou a profissão para ser empresário. Isso facilitou muito a aprovação do projeto. Não vai gerar despesas aos cofres públicos.”

Local para clínica passa por reforma


O prédio que abrigará a clínica municipal de Jaú passa por adaptações. Localizado na rua Amaral Gurgel ao lado do Grêmio Paulista, ele tem acesso fácil de toda a população. Os dois veterinários já foram aprovados em concurso, ressalta o vereador Tito Coló Neto (PSDB). “Inicialmente, vai funcionar oito horas por dia. O prédio foi locado por R$ 1 mil e passa por reformas para acolher a clínica.”


Canil de Jaú está acima da capacidade


O canil municipal de Jaú tem capacidade para acolher 150 animais, mas está com 200 cães e 30 gatos. Mensalmente são recolhidos de 50 a 60/mês nas ruas da cidade. São animais errantes que estão doentes ou que foram atropelados, segundo a veterinária Daniela Midori Satake.

“Por meio de denúncias o Centro de Zoonoses recolhe os animais portadores de doença e feridos. Eles são tratados e colocados para adoção. A castração é feita por uma ONG que já tem lista de espera.

4 comentários:

  1. Amo animais e adotei 3 gatinhos. Eles são uma alegria.

    ResponderExcluir
  2. Adotem animais, pq além de ser uma coisa muito boa, eles nos trazem grandes alegrias.ADOTEM

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.



    SALMO 3
    1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
    2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
    3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
    4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
    5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
    6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
    7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
    8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)


    Abraços

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,MEU NOME É PATRICIA E ADORO ANIMAIS!TENHO TRES CÃES E QUERO ADOTAR UMA GATINHA,ALGUÉM TEM PARA ME DOAR?ACHO UMA CRUELDADE VER ANIMAIS ABANDONADOS,JOGADOS NA RUA COMO LIXO!RESPEITO TODO TIPO DE VIDA,TODOS SENTEM DOR,TEM SENTIMENTOS...ANIMAIS,SÃO BEM MAIS HUMANOS DO QUE OS PROPRIOS HUMANOS,ATÉ HOJE NUNCA VI UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ABANDONAR SEU DONO!GOSTEI MUITO DO BLOG,MUITO SUCESSO!

    ResponderExcluir