sexta-feira, 22 de maio de 2009

A IDADE DOS GATOS


Gatos Jovens (até 3 anos de idade)
Seu gatinho de estimação ainda é um filhote (ou quase!). Portanto, muita paciência e cuidado com ele. Em geral, gatos aprendem muito rápido o local para fazer suas necessidades (caixa de areia) e isso pode facilitar bastante as coisas no início.
Não se esqueça de que ele necessita de um alimento balanceado próprio para filhotes (ração para gatos filhotes até cerca de 1 ano de idade), vacinação e cuidados veterinários. Falando nisso, ter um médico veterinário que acompanhe seu filhote durante essa primeira fase de vida é muito importante.
E não se esqueça! Gatos são grandes brincalhões. Forneça brinquedos próprios para ele, como bolinhas ou pequenos animais sintéticos. Você vai ver que uma simples bolinha de papel já pode ser uma diversão!
Gatos Adultos (de 4 até 9 anos de idade)
Seu gato já está adulto. Nessa fase de desenvolvimento ele chegará à maturidade física e sexual. Não se esqueça de que caso não esteja pensando em ter mais gatinhos em casa, deve-se procurar o médico veterinário e conversar com ele sobre a castração de seu pet.
Mantenha seu amigo com as vacinas e visitas ao médico veterinário sempre em dia, ou seja, pelo menos uma vez por ano.
Gatos Idosos (a partir de 10 anos de idade)
Seu gato já está idoso. Você poderá dizer:"Puxa, nem vi o tempo passar". Na verdade, isso apenas significa que ele já está numa fase de vida mais madura e que alguns cuidados são importantes para que ele viva muitos anos.
Não se esqueça de que existem rações próprias para gatos idosos e que os cuidados com a dentição e a nutrição de seu amigo são muito importantes. Deve-se lembrar de levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para as vacinações e exame geral , o que serve para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário